Impactar positivamente o meio ambiente e ser reconhecida por prover soluções não apenas rentáveis, mas também sustentáveis, é um dos norteadores da estratégia de negócios da MRS. É com muito orgulho que a Companhia tem compartilhado, ano após ano, a evolução no cumprimento de suas metas ambientais.
Para tanto, a MRS conta com um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que permite a adoção das melhores práticas para a gestão de seus programas ambientais, controle dos riscos ambientais e otimização dos custos operacionais. Com atuação preventiva, o SGA informa o desempenho dos processos, contribuindo para eliminar e minimizar os possíveis impactos ambientais, reduzir as ocorrências, preparar os colaboradores adequadamente e, ainda, para garantir maior assertividade na condução da estratégia ambiental e dos compromissos assumidos com os órgãos competentes.
Em 2022, a Companhia investiu cerca de R$ 18,5 milhões em atividades, monitoramentos, projetos e processos relacionados a meio ambiente. Entre os destaques, estão os Programas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, de Efluentes Líquidos, de Processos Erosivos, de Emissões de Gases do Efeito Estufa e Gestão Climática e os Programas de Educação Ambiental (PEA), entre outros.
Ao longo do ano, a MRS conduziu suas atividades com cumprimento integral das normas aplicáveis e dos demais requisitos para a preservação do meio ambiente, cumprindo em sua totalidade os requisitos de todos os programas ambientais relativos às condicionantes da Licença de Operação da malha ferroviária e das oficinas. Prova disso, foi a unificação das licenças de operação emitidas pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em nome da MRS para as atividades da malha ferroviária e oficinas, incluindo as unidades de Barra do Piraí (RJ), Santos (SP), Cubatão (SP) e Jundiaí (SP), e contemplando ainda as oficinas de manutenção e ativos de Belo Horizonte (MG), Jeceaba (MG), Conselheiro Lafaiete (MG) e da malha ferroviária em geral, consolidando em uma única licença de operação todas as atividades da Companhia, otimizando a execução dos programas ambientais da empresa permitindo assim melhor gestão e sinergia dos resultados e controles ambientais.
Outro avanço significativo foi no desenvolvimento de uma agenda climática plural e eficiente. A MRS ampliou seu inventário de emissões de gases do efeito estufa, iniciando o processo de inventariança de 3 categorias do escopo 3, continuando também com dados completos dos escopos 1 (emissões indiretas) e 2 (energia). Os dados foram auditados por terceira parte independente credenciada pelo INMETRO. Como resultado, recebeu o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol, desenvolvido pelo FGVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas), comprovando o seu compromisso com a transparência nos dados de emissões amplos. Outra importante conquista foi o aumento da nota D para C no CDP (Carbon Disclosure Project), que também comprova a evolução da agenda climática da companhia.
Sobre os Programas de Educação Ambiental, seu principal objetivo é o de, através de ações educativas e participativas, capacitar, habilitar e informar colaboradores e setores da sociedade afetados diretamente pelo empreendimento. Dividido em duas vertentes, sendo elas, uma voltada para os trabalhadores (Programa de Educação Ambiental Para Trabalhadores – PEAT) e outro para a comunidade (Programa de Educação Ambiental – PEA), a Companhia atua principalmente em ações voltadas para as atividades da Malha Ferroviária e Oficinas.
Ao longo do ano de 2022, a MRS realizou junto aos colaboradores mais de 50 ações, campanhas e/ou treinamentos internos visando a sensibilização acerca de temas voltados para o Meio Ambiente e Sustentabilidade, dentre eles: Gerenciamento e descarte correto de resíduos; Consumo consciente de recursos naturais; Reaproveitamento e Reciclagem; dentre outros, sempre buscando correlacionar as ações com situações vividas no dia a dia de trabalho.
Para a sociedade, as mais de 10 ações realizadas visaram estreitar a relação entre empresa e comunidades, escutando suas demandas e trabalhando para mitigar os impactos negativos causados. Temas como: Segurança Ferroviária; Descarte correto de resíduos; Cuidado com animais domésticos na ferrovia; Importância do Meio Ambiente e quais ações a MRS está executando frente a impactos como Ruídos e Material Particulado, foram apresentados às comunidades através de palestras em escolas, diálogos diretos, e ações porta a porta, com entrega de material impresso (folders, cartilhas e panfletos).
Ampliação do inventário de emissões de gases de efeito estufa no escopo 3, mantendo os escopos 1 e 2 completos
Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG PRotocol
Aumento da nota D para C no CDP (Carbon Disclosure Project)
levantamento de riscos e oportunidades climáticas seguindo a metodologia TCFD
Ainda em 2022, a MRS realizou, em parceria com uma consultoria especializada, o levantamento de riscos e oportunidades climáticas de seu negócio, contemplando riscos físicos e de transição e seguindo a metodologia TCFD (Task Force on Climate Related Financial Disclosures), a fim de diagnosticar os principais riscos associados aos pátios ferroviários da Companhia, terminais de carregamento de seus clientes, oficinas de manutenção de ativos e postos de abastecimento, bem como a mensuração dos riscos climáticos e a continuidade na criação de uma agenda de resiliência para o negócio, de forma a mitigar os impactos que podem vir a ocorrer.
Para 2023, com a renovação do Contrato de Concessão, as atividades relacionadas ao Meio Ambiente na MRS se tornarão ainda mais expressivas na Companhia. Com isso a área de Meio Ambiente passou por um processo de restruturação de forma a reforçar seu quadro técnico e permitir melhor sinergia entre as temáticas que permeiam as demandas ambientais. Esta restruturação culminou na criação da Gerência Geral de Meio Ambiente e Políticas Sociais, com reporte direto à alta liderança de Relações Institucionais.
Prevenção e atendimento a ocorrências ambientais
A Companhia possui plano de atendimento a emergência ambiental vigente e público e, com foco na prevenção e no tratamento de situações de risco ao meio ambiente, também possui robusto programa de prevenção a ocorrências ambientais, com procedimentos detalhados para atendimento a emergências. Utilizando equipes próprias, são feitas inspeções periódicas, diálogos diários e simulados, para treinamento constante dos colaboradores. Também possui recursos próprios, como kits de emergência ambiental em unidades estratégicas, contendo cada um com mais de 15 itens, kits reboque que podem ser acoplados a diferentes veículos automotores, que individualmente possuem mais 20 diferentes peças, utilizados em ocorrências com alto grau de criticidade; e kits veiculares e de limpeza para atendimento a ocorrências com menor grau de severidade.
A MRS também atua de forma a incentivar ações de prevenção e tratamento de emergências ambientais em sua cadeia de valor. A fornecedora de diesel, um dos principais insumos da Empresa, que também é operadora e mantenedora dos postos de abastecimento da Companhia, possui planos de gerenciamento de riscos e plano de atendimento à emergência vigentes e atualizados. Outro exemplo é o fato de todas as contratadas para execução de obras possuírem obrigação de manter kits de emergência ambiental nos canteiros de obras e todos os colaboradores treinados para emergências. Essas obrigações estão presentes no contrato de prestação de serviços e em procedimentos internos específicos para tais fornecedores.
GRI 304-1, 304-3
Com parte da malha ferroviária inserida em regiões de proteção da biodiversidade, incluindo dois importantes biomas brasileiros (Mata Atlântica e Cerrado) e 17 Unidades de Conservação (UCs), a MRS tem um compromisso legal e entende como sua responsabilidade socioambiental, atuar na mitigação e compensação dos impactos causados por suas operações à fauna e à flora.
A partir de diferentes programas de gerenciamento ambiental, a Companhia contribui para minimizar e compensar o impacto de suas operações ao meio ambiente. Sempre que há necessidade de realização de obras, a MRS realiza todos os estudos ambientais necessários, assim como obtém todas as autorizações de órgãos ambientais, garantindo legalidade das obras e mitigando/minimizando os impactos ambientais inerentes à atividade. A companhia realiza plantios anuais para compensar seus impactos em cortes de árvores e intervenções em Áreas de Preservação Permanente (APPs), atividades estas devidamente legalizadas por órgãos competentes, mantendo as áreas por no mínimo 36 meses a fim de garantir sua plena recuperação.
A MRS atua com forte foco em prevenção e realiza inspeções contínuas em pontos críticos de drenagem que possam ocasionar processos erosivos na via férrea em sua faixa de domínio. Quando necessário, promove obras de construção, adequação e manutenção. Para tanto, a Companhia mantém os Programas de Gerenciamento de Passivos Ambientais e Gerenciamento de Processos Erosivos que, entre outras funções, englobam a manutenção de sistemas de drenagem, recuperação de áreas degradadas, ações de reabilitação, manutenções e monitoramento das áreas recuperadas, assegurando o sucesso das medidas.
Já os impactos gerados a partir da intervenção da MRS em APPs, durante serviços e obras de rotina na malha ferroviária, são tratados por um programa de compensação próprio, o Plantio Compensatório – Caminhos Verdes, que é um subprograma do Programa de Manejo de Flora. Em 2022, foram plantadas mudas nativas do bioma da Mata Atlântica no município de Juiz de Fora (MG) e Anhembi (SP), representando uma área de 3,5 hectares. Em paralelo, a MRS também investiu na manutenção de seis áreas recuperadas em anos anteriores, em um total de 19,4 hectares, garantindo eficiência na recuperação.
Como condicionante do licenciamento ambiental, a MRS assumiu o compromisso de recuperação de diversas áreas ambientais degradadas nos estados em que atua. Para tanto, realizou um mapeamento de áreas que devem ser recuperadas, sendo prevista a recuperação de cerca de uma área por ano.
Em 2022, a Companhia iniciou o processo de recuperação de uma área total de 10,4 hectares, no município de Quatis (RJ), com investimento aproximado de R$ 3,6 milhões e previsão de término no primeiro semestre de 2023. Também no período, realizou manutenção de uma área anteriormente recuperada, no município de Brumadinho (MG), com mais de 0,5 hectare.
Os projetos de recuperação e obras são executados em conformidade ambiental, por empresas especializadas, com responsabilidade técnica e monitoramento e manutenção contínuos por um período de 36 meses para garantir a eficiência da recuperação.
Áreas recuperadas
Operações da MRS localizadas dentro de áreas de proteção ambiental