Desde 2016, a MRS investe continuamente para garantir disponibilidade, confidencialidade e integridade das informações de suas operações. Atenta à realidade dos riscos cibernéticos que envolvem organizações em todo o mundo, a Companhia adota uma Política de Segurança da Informação para a proteção e a privacidade das informações, baseada nos padrões da norma internacional ISO/IEC 27000, que traz as melhores práticas de gestão de segurança.
Para atender as particularidades da operação em ferrovias, a MRS mantém uma estrutura tecnológica robusta que contempla toda a arquitetura dos sistemas de informação e é composta por soluções modernas e muitas vezes desenvolvidas especificamente para a Companhia. Entre os destaques estão uma infraestrutura de datacenter e de telecomunicações de alto desempenho, garantindo alto nível de segurança e disponibilidade na comunicação e produtividade; além de conectividade para as soluções de Internet das Coisas (IoT) e nuvem.
Em 2022, a MRS investiu um total de R$ 2,5 milhões na implantação de novas tecnologias, melhoria de processos, proteção de dados e campanhas de conscientização para estímulo à cultura da segurança. Entre as iniciativas, estão o avanço na elaboração de um plano de gestão de segurança da informação, em que vai implementar, a partir de 2023, o uso da governança da segurança a partir de metodologia e framework do mercado, estabelecendo normas e políticas para o tema; a continuidade de um projeto de garantia da resiliência do ambiente, em que a MRS se torna apta a, em caso de ataque, recuperar o ambiente no menor tempo possível; os esforços para o aumento da proteção de credenciais e do acesso à rede; e a promoção de uma campanha de conscientização sobre o fishing, uma das principais portas de ataque à segurança cibernética e da informação.
Investimento de
na implantação de novas tecnologias, melhoria de processos, proteção de dados e campanhas de conscientização para estímulo à cultura da segurança