Governança Corporativa

Inovação e tecnologia

GRI 3-3 Tema material: Inovação e tecnologia

Inovação é parte de uma cultura disseminada e estimulada dentro da MRS. Desde 2020, a Companhia conta com uma área para orquestrar de forma corporativa o movimento de inovação, duas diretorias com um núcleo de inovação próprio, um time de embaixadores de inovação e o apoio direto da Gerência de Gestão da Inovação. Atualmente, são 50 embaixadores nas áreas de manutenção, operação, comercial, finanças e recursos humanos, todos devidamente capacitados no tema e que atuam na identificação das necessidades nas diferentes áreas da Companhia.

A partir do estabelecimento de um fluxo de inovação, a MRS identifica problemas, avalia as possibilidades de solução, inicia com o Mínimo Produto Viável (MVP) para testar as hipóteses e soluções, realiza testes e/ou constrói protótipos e, havendo valor gerado para a Companhia, escala a solução como um projeto maduro.  Atualmente, há 63 iniciativas no fluxo de inovação, sendo 6 em análise, 30 em testes, 24 concluídas e 3 em escalada para outras áreas da Companhia.  Em 2022, os projetos de inovação receberam aporte de R$ 1,2 milhão da Companhia. Os projetos em parceria contaram com contrapartida de mais de R$ 3,5 milhões dos parceiros que compartilham custo, risco e retorno. Os projetos de P, D&I da Companhia captaram retorno recorde na Lei do Bem em 2022, somando R$ 4,7 milhões de benefício fiscal da Lei.

Grande parte dos projetos desenvolvidos pela área estão focados na eficiência (fazer mais rápido, com menos custos e com segurança, aquilo que já é feito), mas também englobam qualidade de vida do colaborador e redução de impactos ambientais.

Em decorrência da assinatura do novo contrato de concessão da operação (saiba mais aqui), em 2022 foi estabelecida uma frente de gestão de projetos em desenvolvimento tecnológico, que apoiará as iniciativas a serem implementadas no tocante à inovação e tecnologia.

Para promover a continuidade da disseminação e fortalecimento da cultura de inovação, a MRS promoveu 350 horas de conteúdo no tema, com mais de 1.300 colaboradores impactados, além de uma capacitação de lideranças. Também foi realizado o Workshop Framework de Inovação, que reuniu equipes de diversas regiões e áreas da Companhia, em Juiz de Fora (MG), com objetivo de atualizar as diretrizes básicas que vão nortear os esforços de inovação da MRS nos próximos anos. Ao longo de dois dias, foram criados seis grupos multidisciplinares para discussões a respeito de seis principais macrotemas associados ao assunto: Processos e Gestão, Governança da Inovação, Ambição da Inovação, Tecnologia & Infraestrutura, Pessoas e Formas de Trabalho e Cultura para Inovação.

Em 2022 foi desenvolvido o Mapa de Valor da Inovação, framework baseado na metodologia do Relato Integrado, que irá trazer os resultados do movimento de inovação da MRS.

O mapa foi construído para que os resultados e valores gerados pela inovação fossem medidos por indicadores concretos, reduzindo a subjetividade. Outro objetivo do mapa é dar visibilidade para além do retorno financeiro da inovação e assim, mudar a cultura de que retorno precisa estar expresso em valores monetários.

O mapa se propõe a trazer os resultados em suas medidas reais, O aumento da disponibilidade de ativos, por exemplo, estará expresso em hora/máquina disponível quando não houver efeito financeiro direto, para assim, evitar a demonstração de retorno financeiro que não representa efeito no caixa na Companhia.

São considerados sete capitais (imagens abaixo) que geram valores medidos por mais de 50 indicadores. Todas as ações de inovação, desde projetos até ações de cultura e premiações, terão seus resultados listados nesse mapa.

A ferramenta será fundamental para medir os esforços e os impactos do movimento de inovação na companhia.

Natural

Todos os recursos ambientais renováveis e não renováveis e processos ambientais que fornecem bens ou serviços que apoiam a prosperidade passada, presente e futura de uma organização. Insto inclui água, terra, minerais e florestas; biodiversidade e qualidade do ecossistema.

Financeiro

Conjunto de recursos disponível a uma organização para ser utilizado na produção de bens ou na prestação de serviços. Obtido por meio de financiamentos, tais como dívidas, ações ou subvenções, ou gerado por meio de investimentos.

Manufaturado

Objetos físicos manufaturados não naturais disponíveis a uma organização para uso na produção de bens ou na prestação de serviços (prédios, equipamentos, estradas, portos, pontes…). Gerado por outras organizações ou não. Ativos para venda, ou para uso próprio.

Humano

Competências, habilidades e experiência das pessoas e suas motivações para inovar, incluindo alinhamento e apoio à estrutura de governança, ao gerenciamento de riscos e aos valores éticos. A capacidade de entender, desenvolver e implementar a estratégia de uma organização. Lealdade e motivação para melhorar processos, bens e serviços, incluindo a capacidade de liderar, gerenciar e colaborar.

Intelectual

Intangíveis organizacionais baseados em conhecimento, entre eles, propriedade intelectual, tais como patentes, direitos autorais, software, direitos e licenças. Abarca também o conhecimento tácito, sistemas, procedimentos e protocolos.

Segurança

Conjunto de recursos disponível a uma organização ou gerado por ela capaz de garantir segurança operacional e pessoal para a organização. Redução de riscos.

Social e relacionamento

As instituições e os relacionamentos com comunidades e demais partes interessadas. A capacidade de compartilhar informações para melhorar o bem-estar individual e coletivo. Abrange valores e comportamentos comuns. Relacionamentos com as principais partes interessadas e a confiança e compromisso que uma organização desenvolve e procura construir e proteger com as partes interessadas externas. Intangíveis associados com a marca e reputação desenvolvidas por uma organização.

Continuidade das iniciativas implantadas em 2021

Representantes de diversas áreas da Companhia que têm o papel de identificar desafios e buscar soluções inovadoras junto com a equipe e a liderança. Saiba mais no canal da MRS no Youtube.

Programa de inovação aberta que estimula a apresentação de soluções inovadoras para desafios nas áreas de operação e manutenção ferroviária. Na segunda edição, em 2022, participaram 57 startups de dois países, com mais de 600 participantes no Challenge (mapeamento e seleção de dores). Mais detalhes podem ser obtidos em open.mrs.com.br.

Método participativo de gestão, que incentiva a formação de grupos voluntários de colaboradores de diferentes áreas para a solução de problemas, promovendo o desenvolvimento das pessoas e fortalecendo o trabalho em equipe. Em 2022, houve adesão de 637 colaboradores, um crescimento de 43% em relação a 2021, o que demonstra a importância da ação.

Programa GMC 2021 2022
Número de grupos 70 100
Colaboradores envolvidos 446 637

Novas iniciativas em Inovação implantadas em 2022

Em 2022 foi constituída uma nova estrutura de governança de projetos de inovação. Os chamados Grandes Projetos têm como objetivo garantir a internalização de novas tecnologias de forma corporativa na MRS, aproveitando sinergia entre as demandas.

São realizados por grupos diversos e multidisciplinares (squads) com representantes de diversas áreas da Companhia.

Monitoramento baseado no uso da inteligência artificial para analisar, interpretar e extrair informações a partir de imagens e/ou vídeos gerados na malha ferroviária e/ou por câmeras instaladas nas locomotivas e vagões. 

Esse Grande Projeto está sendo desenvolvido em três frentes: imagens em nível da via, imagens por portais e imagens aéreas. Em todas as frentes, a MRS define as soluções de hardware, de rede e gera a inteligência de identificação.

São exemplos de questões que estão sendo tratadas: inspeção de faixa de domínio, locais com alta incidência de quase atropelamento, inspeção de via permanente, inspeção de ativos rodantes, identificação de anomalia de cargas.

PoC (Proof of Concept – prova de conceito) realizada em 2022, evidenciando o uso bem-sucedido da ferramenta para treinamento em vagões. Atualmente, a MRS conduz um projeto piloto para a capacitação em vagões e locomotivas e, em paralelo, faz o mapeamento de oportunidades de uso em toda a Companhia.

Grande Projeto que tem como objetivo desenvolver manufatura aditiva para a ferrovia. O objetivo principal é o desenvolvimento da tecnologia para a impressão de componentes de ativos para reduzir a dependência de fornecedores, o lead time de peças críticas e o estoque físico da MRS.

Há duas frentes de trabalho: uma para desenvolvimento da manufatura aditiva por deposição a arco, por meio da constituição do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia de Manufatura Aditiva por Deposição a Arco (CDT MADA), em parceria com SENAI, ArcelorMittal, Belgo Bekaert e Delp. 

A segunda frente desenvolve impressão de peças em polímeros, sendo a primeira peça impressa um protetor e isolante de equipamento de manutenção de via, que está em teste.

Programa Ideias em Ação

Incentivar ideias inovadoras é uma das diretrizes estabelecidas da MRS desde 2001, quando a Companhia criou o Programa Ideias em Ação.  Por meio dele, são rastreadas soluções que garantam produtividade e aperfeiçoamento de processos internos. O programa é hoje um dos protagonistas da cultura de inovação disseminada pela MRS, com evolução de resultados ano após ano.

Em 2022, foram implantadas 98 ideias, sendo 21 mensuráveis e 77 não mensuráveis. Além de retorno financeiro, o programa traz benefícios relacionados à segurança agilidade e outros ganhos para a Companhia.

Os recordes financeiros se destacam. Em 2022, os ganhos mensuráveis com ideias implantadas alcançaram patamar próximo a R$ 9,1 milhões. Se considerada uma avaliação das ideias com ganhos financeiros de anos anteriores, com atualização monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o ganho anual do programa já contabiliza R$ 47 milhões.

Programa Ideias em Ação

(em milhões de reais)

  • Acumulado de anos anteriores
  • Incrementos anuais (atualizados pelo IPCA)

Projetos de inovação

Projeto O que Para que Como Valores esperados/ gerados Próximos passos
Monitoramento Inteligente de Passagens de Nível (PNs) Solução de visão de computacional para captação de eventos críticos (atropelamentos, abalroamentos, acidentes, incidentes) em PNs Geração de dados sobre PNs críticas para futuras ações de mitigação de riscos e investigação de ocorrências   Teste de solução de mercado - Redução de acidentes ferroviários em PN - Melhor interação com comunidade lindeira   Escalada da solução para 15 PNs
Capacidade de Pátio Desenvolvimento de inteligência para dimensionamento da capacidade de pátios ferroviários através do planejamento ótimo de manobras Garantir estudos de capacidade de pátios considerando demanda (volume de transporte) em médio e longo prazo. Possibilitar estratégia de expansão e otimização de pátios Projeto com fomento do MCTI através do edital IA² desenvolvido com a startup Data Machina. - Otimização do ciclo de transporte - Aumento da eficiência em pátios ferroviários   Avaliação de parceria para escalar a solução
Download automático Locos Desenvolvimento de hardware e software para extração on-line das informações da locomotiva   Acompanhamento diário da saúde da máquina, redução do tempo do ativo parado em oficina para extração dos dados, possibilidade de manutenção preditiva Desenvolvimento realizado através de contratação de serviço do SENAI MG - Aumento da disponibilidade de locomotiva para produção - Redução da necessidade de aquisição de locomotiva - Otimização da manutenção Realizar piloto em 2023 e iniciar a escalada em 2024
OPTIN Desenvolvimento de inteligência capaz de identificar intervalos no planejamento da Operação para serem utilizados pela Manutenção Aproveitar intervalos naturais da operação para reduzir necessidade de intervalos programados para manutenção Desenvolvimento de inteligência e aplicativo - Otimização da manutenção e operação Retorno financeiro (R$ 2,5 milhões no ano 1) Escalar solução via aplicativo
Rastreamento de ativos Desenvolvimento de sistema de rastreamento de ativos em pátios Garantir previsibilidade do transporte, otimizar manobras e ciclo Desenvolvimento de hardware e software utilizando sensor RFID - Digitalização das movimentações de ativos - Monitoramento da frota e da composição - Otimização de manobras Realização do piloto em Piaçaguera
Veículo autônomo para inspeção Desenvolvimento de veículo autônomo para inspeção de condições da ferrovia após condição climática severa   Identificar condições adversas na ferrovia, evitar acidentes, otimizar transporte após condição climática severa (reduzir restrições de circulação) Projeto em parceria, com potencial de patente, com unidades EMBRAPII (SENAI MG e ISI SIM RS) e startup Newon. Fomento de R$ 2,1 milhões - Redução das restrições de circulação em época de chuva - Aumento da segurança - Propriedade Intelectual de produto MRS com recebimento de royalties Concluir no 1º semestre de 2024 o TRL 6

Transformação digital

Ciente da importância da transformação digital para a evolução do negócio e a geração de valor para seus diferentes públicos, a MRS vem investindo continuamente em tecnologias e soluções inovadoras.

O Projeto Conecta, que unifica os sistemas de tecnologia, melhorando processos e fluxos na Companhia, é um dos grandes destaques nessa trajetória. Com implantação iniciada em 2021 e finalizada em 2022, a MRS passa a contar com uma plataforma SAP integrada, que traz visão transacional e analítica em tempo real, transformando tarefas manuais em análises de negócios. Em consequência, a iniciativa amplia a governança e a confiabilidade dos dados.

Em 2023, por meio do projeto, está prevista a adoção de ferramenta de gestão de produtividade que será implementada na manutenção. A nova ferramenta de Apontamento em Terminal será disponibilizada nas cabines e tablets já existentes nas oficinas para o registro de atividades. A novidade traz melhorias significativas na automação de alguns processos, além de novas possibilidades de relatórios de controle e acompanhamento do trabalho.

Principais soluções inovadoras da MRS

Batizada de SLOA (Sistema de Locomotiva Operada Autonomamente), a solução foi concebida internamente pela MRS em uma plataforma baseada em microcontroladores (ESP32), e assim que validada recebeu equipamentos de alta performance e robustez, os Controladores Lógicos Programáveis (CLP). Baseada em coordenadas geográficas (posição GPS), o sistema realiza comandos na locomotiva a partir de relés e atuadores eletromecânicos, que garantem a circulação do trem padrão de transporte de minério de ferro, com 136 vagões gôndola (modelo GDT ou GDU).

Diversos recursos garantem a segurança da operação, que conta com equipamentos de automação industrial certificados internacionalmente para ferrovias; sistema de sinalização de Controle de Trens Baseado em Comunicação (CTBC); sistemas redundantes para parada do trem, como o Circuito de Via (CDV), rádio portátil e o DEL (dispositivo de emergência da locomotiva). Caso seja necessário, será possível controlar o trem remotamente por meio de tablet industrial, que se comunica diretamente com a locomotiva e pode ser utilizado também via rede LongTerm Evolution (LTE).

Desde que foi implementada, em janeiro de 2020, a tecnologia já possibilitou o transporte de mais de 60,5 milhões de toneladas em quase 2.770 pares de trens. Saiba mais sobre a operação do trem não tripulado da MRS aqui.

A automação da Railvac e Socadora de Lasto também foram concebidas internamente pela MRS em uma plataforma baseada em microcontroladores (ESP32). A plataforma desenvolvida possibilita a operação de equipamentos vitais para a manutenção da malha, de forma remota (comunicação wi-fi e/ou cabos) e segura na região da ZAS (Zona de Alto Salvamento).

A MRS se consolidou como ferrovia pioneira no Brasil ao tornar possível manobras guiadas por controle remoto. O sistema garante uma condução segura e ágil da locomotiva por até 1,6 quilômetros, mantendo controle preciso da velocidade e dos freios, engates suaves e rápidos e resposta imediata do equipamento para o operador.

O sistema possibilita que dois operadores remotos, em locais diferentes, alternem o comando de uma mesma locomotiva. Para garantir a interrupção da operação em caso de riscos, há vários dispositivos, tais como o sensor de queda do operador, o monitoramento de perdas e da saúde do sinal e a confirmação de inatividade do sistema.

O dispositivo IoT tem como base a tecnologia 4G e garante acompanhamento on-line das atividades, dos parâmetros e da localização das locomotivas e dos operadores. O sistema mudou de patamar o desempenho operacional das manobras MRS em pátios e terminais. Saiba mais no Canal da MRS.

Com o desenvolvimento e implantação de tecnologias embarcadas nas locomotivas para melhoria da eficiência energética, a MRS melhorou seu índice em mais de 22% nos últimos 10 anos. Sistemas como o AESS (Auto Engine Start Stop), que desliga o motor diesel de forma automática quando este não é necessário, e a CID (Chave de Isolamento a Distância), que permite controlar a entrega de potência entre as locomotivas do trem e assim otimizar o consumo de diesel, possibilitaram eficiência e redução de custo na operação MRS.

Utilizando conceitos de RPA (Robotic Process Automation), a MRS implementou o Centro de Controle de Pátios para gerir os terminais de minério de ferro de forma otimizada, em Minas Gerais. Foram ampliados os sistemas de comunicação de voz, automatizadas as rotinas e redesenhados os processos. A coleta de dados da equipe operacional via mobile permitiu aumentar a assertividade da programação. O novo modelo trouxe ganhos em eficiência energética, qualidade no atendimento aos clientes e produtividade para os terminais.

Além dos sistemas não tripulados desenvolvidos pela empresa, foram também adquiridos em 2022 dois sistemas autônomos de inspeção de via permanente. O Sistema Autônomo de Medição de Geometria, da sigla em inglês ATGMS, e o VTI (Vehicle Track Interaction) são equipamentos destinados à medição e detecção de problemas nas vias. Estes equipamentos inspecionam continuamente os trechos dando maior segurança, confiabilidade e precisão nas manutenções de campo, gerando maior valor e menor custo operacional para o nosso negócio.

magnifiercrossmenu