Gestão de relacionamentos

Fornecedores

GRI 2-6, 308-1, 414-1

A MRS possui uma gama ampla e diversificada de fornecedores que oferecem suporte para a operação da Companhia. São prestadores de serviços e materiais, de diferentes portes, que atendem ao core business (malha ferroviária e malha rodante), além de todos os demais necessários para o pleno funcionamento da Companhia, como manutenção de locomotivas e vagões, equipamentos de via permanente, obras civis, segurança, conservação predial, materiais de escritório, entre muitos outros. Historicamente, o maior dispêndio financeiro da MRS é relativo ao fornecimento de diesel, o combustível utilizado para abastecimento das locomotivas da Companhia. Em 2022, de maneira excepcional, houve um grande investimento em ativos de material rodante. O gasto total da MRS com fornecedores representou R$ 4,5 bi.

Desde 2021, a MRS vem estruturando a sua área de fornecedores, em parceria com uma consultoria externa, para evoluir na avaliação de seus parceiros e, ao mesmo tempo, se preparar para o atendimento das demandas que surgem a partir da renovação da concessão (saiba mais aqui), que prevê grandes obras da Companhia nos próximos anos.

Com aproximadamente 900 fornecedores, em 2022, a MRS passou a fazer a gestão dos fornecedores com o apoio de um dos melhores softwares do mercado, segundo benchmark realizado pela Companhia com diversas grandes empresas. Assim, preventivamente, ao cadastrar o fornecedor em sua base de dados, a empresa promove questionários voltados a ESG, abordando Compliance, Governança, Anticorrupção, Meio Ambiente, Saúde Financeira, entre outros. Nesses questionários, o fornecedor é apresentado ao Programa de Integridade MRS, Termo Anticorrupção e Código de Ética.  A verificação também considera os requisitos legais necessários para a prestação de cada tipo de serviço e faz um check-up das respostas fornecidas no questionário de ESG a partir de certidões, documentos disponíveis e até de matérias publicadas na imprensa (de denúncias, por exemplo), contemplando o quadro de sócios e filiais, para identificar possíveis irregularidades e traçar planos de ação. A avaliação do fornecedor é pré-requisito para cada nova contratação ou aditivo contratual.

Todos os parceiros, após a avaliação, recebem uma nota de A a E. Aqueles classificados com notas B a E são submetidos a uma análise mais profunda com as devidas interfaces de acordo com a inconsistência encontrada. Nos casos mais sensíveis, são envolvidos também a auditoria, a diretoria e o Conselho de Administração. Visando o melhor monitoramento da cadeia de valor e rastreabilidade da origem de insumos, fornecedores de itens ambientalmente críticos são monitorados de forma ainda mais próxima e dependem de uma homologação de área de Segurança e Meio Ambiente para a prestação de serviços à Companhia. Por exemplo, na contratação de Dormentes de madeira, um dos principais insumos da Companhia, são exigidas diversas documentações da serraria e da unidade de tratamento, como licenças ambientais e cadastros em órgãos ambientais, ainda, são feitas inspeções presenciais para atestar a qualidade e procedência, inclusive, com envio de amostras para análise laboratorial.

Além da análise preventiva, a Companhia prevê, em seus instrumentos contratuais, o comprometimento de seus fornecedores com os requisitos da Lei Anticorrupção, atendimento aos padrões éticos e sociais, garantias de condições mínimas para prestação dos serviços com dignidade e, ainda, estabelece cláusulas contratuais específicas relacionadas aos Direitos Humanos, com veto à utilização ou prática de trabalho forçado, obrigatório, infantil e/ou análogo ao trabalho escravo e, inclusive, com previsão de rescisão, em caso de descumprimento. Tais cláusulas e exigências contratuais valem para a empresa e suas subcontratadas.

Para acompanhar a evolução e performance do fornecedor durante a vigência de um contrato ativo é aplicado o Índice de Desenvolvimento do Fornecedor (IDF), que avalia o desempenho em questões de segurança, meio ambiente, qualidade das entregas e cronograma. Em 2023, o IDF será revisto para ser revisado para melhor se adequar ao sistema de gestão implementado em 2022 para a gestão dos fornecedores.

Com foco na ampliação de fornecedores prevista em decorrência da renovação da concessão e na diminuição da dependência de um fornecedor exclusivo, a MRS estabeleceu como meta o mapeamento e desenvolvimento de novos fornecedores em diversas atividades identificadas como prioritárias no processo de expansão previsto. Em 2022, foram desenvolvidos 40 novos projetos com essa finalidade.

Com a nova metodologia de gestão de fornecedores, a MRS também passa a ter mais oportunidades para aprofundar o relacionamento com esse público. Para os próximos anos, a Companhia planeja realizar um mapeamento dos gaps identificados nas avaliações dos fornecedores em práticas ESG e oferecer treinamentos de boas práticas para contribuir na evolução da cadeia.

Gastos com fornecedores

(produto/serviço)

  • Diesel
  • Manutenção de rodante
  • Manutenção de malha
  • Obras civis
  • Outros
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