A MRS Logística é uma Sociedade Anônima, criada em 1996, para concorrer a um leilão, nos termos do Edital nº PND/A- 05/96/RFFSA, de 11 de julho de 1996, para a privatização da RFFSA (Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal S.A.). O consórcio liderado pelos maiores clientes da Malha Sudeste da RFFSA, que se tornaram os maiores acionistas da MRS, foi o único participante do leilão.
O contrato de concessão com o Governo Federal foi assinado em 28 de novembro de 1996 e garantiu à MRS o direito de exploração do transporte de cargas na Malha Sudeste por 30 anos, renovável por mais 30 anos, a critério exclusivo do Poder Concedente. Na mesma data, também foi firmado, pelo mesmo prazo e renovável por igual período, um contrato de arrendamento dos bens operacionais de propriedade da RFFSA vinculados à prestação do serviço objeto da concessão. Em julho de 2022, foi assinada a renovação antecipada do contrato de concessão, pelo prazo de 30 anos, a partir de 2026.
1996 – Criação da MRS
A MRS foi criada quando o governo transferiu à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional. Nesse ano, a empresa registrava extensão de 1.167 km, 401 locomotivas e 11 mil vagões. Hoje, operando mais de 770 locomotivas e quase 19 mil vagões pelos 1.643 km de malha, a MRS é uma das maiores ferrovias de carga do mundo.
1998 – Inovação com o Simulador de Trens
Em um projeto pioneiro, a MRS investiu R$ 3,6 milhões para a compra de um simulador de trens. A compra dos equipamentos deu início ao maior e mais moderno programa de treinamento de maquinistas do Brasil. Já foram realizados, mais de 5.500 treinamentos (colaborador x curso) no Simulador de Trens. A ferramenta continua a ser uma das bases de capacitação e segurança utilizadas pela MRS e, para 2023, está prevista a aquisição de novos simuladores, com a tecnologia mais avançada disponível no mercado.
2000 – Maior e Melhor do Transporte
A MRS foi reconhecida como a Maior e a Melhor do Transporte, prêmio concedido pela Revista Ferroviária. A MRS recebeu essa homenagem por mais 11 anos.
2003 – Primeiro Lucro Líquido
A MRS registrou seu primeiro lucro líquido (R$ 352 milhões) e um faturamento anual perto de R$ 1,2 bilhão. Hoje, a companhia transporta quatro vezes o que produzia em 1996.
2003 – Destaque em Cidadania Corporativa
Reconhecimento pelo Guia de Boa Cidadania Corporativa, publicação anual da Revista Exame, de dois projetos realizados em comunidades de Conselheiro Lafaiete (MG): Parceria que dá Certo e Linha Verde.
2005 – Mais de 100 milhões de toneladas transportadas
Pela primeira vez, ultrapassamos a marca de 100 milhões de toneladas transportadas. Processos, tecnologias, investimentos e muito suor estão por trás de todo esse avanço. Os números comprovam: hoje, em apenas um trimestre é transportado o equivalente a toda a produção anual de 1996, perto de 40 mil toneladas úteis.
2006 – Oficina do Horto (MG)
A Oficina do Horto, localizada em Belo Horizonte (MG), foi vinculada à concessão da empresa. Após uma série de negociações com a RFFSA, Ministério dos Transportes, ANTT e Governo de Minas Gerais, foi celebrado, em 28 de julho, o Termo Aditivo nº 4 ao Contrato de Arrendamento, no qual o complexo das Oficinas do Horto Florestal foi classificado como “bem operacional”.
2007- Investimento na Via Permanente
Realização de investimento relevante na manutenção de Via Permanente da Companhia: R$ 23 milhões para a compra de uma socadora, duas reguladoras e uma desguarnecedora.
2010 – Investimento em Inclusão Social
MRS realiza o primeiro curso de capacitação para pessoas com deficiências. Importante marco de inclusão na companhia.
2011 – Um dos maiores contratos da indústria para a aquisição de locomotivas
Parceria com a GE para aquisição de 115 locomotivas tipo AC44, entregues em 2011 e 2012. Foi um dos maiores contratos da indústria ferroviária mundial e a maior aquisição de locomotivas feita pela MRS, de uma só vez, com investimento de R$ 529 milhões.
2012 – Locomotivas para a Serra da Cremalheira
Aquisição de sete novas locomotivas Stadler para operação na Serra da Cremalhaeira (SP). As máquinas, criadas especialmente para a operação, têm quase 18 metros de comprimento, potência de 5 mil kW e garantem a segurança operacional contendo a carga na descida ou empurrando-a na subida. O investimento de R$ 140 milhões foi considerado o primeiro passo para eliminar gargalos no acesso ferroviário ao Porto de Santos e também para desafogar as rodovias.
2012 – Melhores Empresas para Você Trabalhar
Pelo segundo ano consecutivo, a MRS figurou no Guia Você S/A Exame das 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar. Dessa vez, com um gosto especial: a MRS foi também a Melhor da Área de Transporte e Logística. No ano seguinte, em 2013, a empresa esteve, mais uma vez, no ranking das Melhores.
2014 – Projeto Segregação Leste – Fim do compartilhamento dos trilhos
Investimento de R$ 200 milhões para o fim do compartilhamento de trilhos entre trens de carga e de passageiros no trecho que liga Itaquaquecetuba (Manoel Feio) a Suzano, em SP, com distância de 12 km, proporcionando mais segurança e produtividade.
2015 – Recorde em dias sem acidentes de trabalho
Zero Acidente. A MRS registrou o recorde histórico de 73 dias corridos sem acidentes de trabalho. Como aconteceu em outubro de 2014, a MRS fechou um mês inteiro sem acidentes em julho de 2015.
2016 – Recorde de eficiência energética
Mesmo tendo batido recordes de eficiência energética mês após mês, a MRS não se acomodou e continuou a busca por melhores resultados, com foco também na redução de custos. Em junho de 2016, o indicador foi de 2,460 L/kTKB (Litro/Mil Tonelada Quilômetro Bruto), um recorde histórico na MRS até então. O indicador calcula a quantidade de litros de diesel usados no transporte de mil toneladas brutas em 1 km.
2016 – Portal RH
Lançamento do Portal RH, um sistema pensado para dar mais autonomia e praticidade na gestão de carreiras da MRS e para simplificar processos de gerenciamento de equipes e informações.
2017 – Recorde no patamar de Carga Geral
Pela primeira vez em sua história, a MRS atinge o patamar de 30% de Carga Geral transportada. O resultado foi consequência de um trabalho desenvolvido, há anos, por diferentes áreas da empresa, em busca de maior diversificação de cargas. Itens como produtos agrícolas, siderúrgicos, cimento e contêineres são definidos pela Companhia como Carga Geral.
2018 – Recorde na redução do consumo de combustível
Período em que o indicador de eficiência energética, que mede o consumo de combustível das locomotivas, atingiu seu menor nível histórico: a marca de 2,446 L/kTKB. Essa marca representou uma redução de 4,5 milhões de litros de diesel ante 2017. No mesmo ano, a MRS foi escolhida a Melhor Empresa do Setor de Transportes do Brasil, em pesquisa publicada pela Revista Exame.
2019 – Recorde no transit time do minério de ferro
O transit time do minério de ferro, indicador que calcula o tempo de transporte (da origem até o destino) da principal carga da companhia, atingiu 19,08 horas, melhor resultado em toda a série histórica.
2020 – Trem Não Manipulado (TNT), recorde no transporte de Carga Geral e menor taxa histórica de acidentes pessoais
Consolidação da operação do Trem Não Tripulado (TNT), uma iniciativa inovadora para atender às exigências de segurança para operação ferroviária na Zona de Auto Salvamento (ZAS). Ao mesmo tempo, a MRS também registrou recorde anual no volume de transporte em Carga Geral, atingindo 61,7Mt (considerando cargas transportadas pela Companhia e as cargas de outras ferrovias – remuneradas pelo direito de passagem). Por fim, 2020 foi também o ano em que a Companhia registrou a menor quantidade de acidentes pessoais (11) com taxa de 0,51 acidente por milhão de hora trabalhada.
2021 – Complexo Intermodal de Pederneiras (SP) e Diversidade
Construção, em tempo recorde, do Complexo Intermodal de Pederneiras (SP), terminal ferroviário dedicado ao transporte da celulose, consolidando a presença da MRS no transporte de Carga Geral. Novo recorde no volume de transporte de Carga Geral, que chegou a 62,8 milhões de toneladas (considerando cargas transportadas pela Companhia e as cargas de outras ferrovias – remuneradas pelo direito de passagem). Consolidação das práticas relacionadas à Diversidade e Inclusão, com a publicação da Diretriz Organizacional de Diversidade e Não Discriminação e a criação de uma estrutura específica para tratar sobre o tema.
2022 – Renovação do contrato de concessão e recorde na Carga Geral
Após vários anos de negociação, a MRS assinou, em julho deste ano, a renovação do contrato de concessão por mais 30 anos, contabilizados a partir de 2026. O aditivo do contrato dá início à uma nova fase da Companhia, com a reestruturação pontual de áreas e expectativa de ampliação de investimentos. O transporte de Carga Geral atingiu 71 milhões de toneladas no ano, novo recorde histórico, representando 40,2% do volume total transportado.