A MRS

Perfil

GRI 2-1, 2-2

Uma das maiores ferrovias de carga do mundo, a MRS Logística administra uma malha ferroviária de 1.643 km, que abrange mais de 100 municípios nos estados de Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), o que lhe confere grande relevância econômica e papel fundamental na logística nacional. Essa região concentra cerca de metade do PIB brasileiro, conectando regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas, além de alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste. A fronteira de atuação vem ainda sendo extrapolada nos últimos anos: foram criadas novas rotas originadas em outras regiões de MG e SP, atendendo à produção da região de Mato Grosso do Sul (MS) e novas rotas para transporte de carga geral, permitindo a movimentação, por exemplo, entre portos do Rio e Santos e realçando as soluções logísticas que a ferrovia permite desenvolver agregando economia e sustentabilidade.

Com produção diversificada, a MRS atua no transporte de produtos relacionados à indústria da mineração (minério de ferro, carvão e coque) e à carga geral (commodities agrícolas, produtos siderúrgicos, celulose, contêineres, entre outros). Soluções logísticas mais amplas também integram o portfólio da Companhia, como o planejamento e desenvolvimento de soluções multimodais (que utilizam mais de um meio de transporte) e serviços ferroviários customizados.

A partir da disseminação de uma cultura de inovação que permeia todas as áreas e do uso intensivo de tecnologia, a MRS se orgulha de ter indicadores comparáveis aos das mais eficientes e seguras ferrovias norte-americanas e europeias, em quesitos como eficiência energética, disponibilidade e confiabilidade de ativos, segurança e produtividade.

Diante da relevância de sua operação, a Companhia entende como obrigatório manter um compromisso contínuo com a identificação, prevenção e mitigação dos impactos causados à comunidade e ao meio ambiente. Para tanto, investe continuamente na segurança da população das comunidades de entorno à malha ferroviária (saiba mais aqui) e assume como desafio promover uma transformação social nessas áreas. As ações nesta frente estão detalhadas aqui.

Além dos temas sociais, a MRS também mantém forte compromisso em adotar as melhores práticas de governança corporativa e relacionadas à redução dos impactos ambientais (mais informações aqui), tendo sido a Companhia a primeira ferrovia nacional certificada pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). A preocupação com os temas ESG é estendida também como exigência para seus fornecedores (acesse aqui).

A MRS é uma companhia aberta, listada na B3, no Mercado de Balcão, com capital social composto por ações ordinárias e preferenciais. Mais detalhes aqui.

Criada em 1996, quando o governo federal transferiu à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional, a MRS assinou antecipadamente, em 2022, a renovação da concessão da operação, dando início a uma nova fase e de grande expansão para a Companhia nos próximos anos, como detalhado no capítulo Concessão da Operação (acesse aqui).

Quase 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.

magnifiercrossmenu