Sumário
A materialidade da MRS foi definida a partir de uma análise de mercado baseada em reportes de pares estrangeiros e nacionais da Companhia. Foram consideradas empresas listadas em índices internacionais, referências em sustentabilidade e, no que se refere aos aspectos e riscos relacionados às questões ESG, bem classificadas em ratings que avaliam a resiliência de companhias a longo prazo.
Também foram consideradas no processo as diretrizes da GRI e a avaliação das análises da Sustainalytics, do Corporate Sustainability Assessment (SAM CSA), do SASB e do Morgan Stanley Capital International (MSCI), assim como os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e o estudo setorial SDG Industry Matrix – Transportation, conduzido pelo Pacto Global da ONU, em parceria com a KPMG.
Os temas que fizeram parte da consulta aos stakeholders foram identificados a partir de diagnóstico feito por uma consultoria externa, considerando os temas relevantes para o setor, segundo matriz anterior da MRS, pares e frameworks ESG.
As abordagens aos stakeholders foram feitas de diferentes formas, via contato da área de Comunicação, com abordagem personalizada ou via área de Finanças. Nesse processo, foram consultados clientes, fornecedores, representantes das comunidades e lideranças internas.
No último processo de definição de materialidade, em 2021, a MRS ampliou a consulta aos stakeholders, com o engajamento das lideranças internas (gerentes e gerentes gerais), obtendo uma visão mais detalhada da percepção do público interno. As etapas seguintes envolveram a validação dos temas prioritários pela diretoria da Companhia e, finalmente, a consolidação da materialidade e a correspondência entre os temas materiais e os tópicos de desempenho da GRI. Os temas estão reportados ao longo deste relatório.
A Gestão de Riscos trata de mecanismos para identificar, avaliar e reduzir os riscos de maneira estruturada e em todas as áreas e processos da organização. Os impactos positivos reais para a MRS são a mitigação e prevenção de acidentes e da interrupção da operação, aumento da influência na credibilidade junto as partes interessadas e impacto financeiro (aumento da receita, diminuição dos custo, sanções etc).
São realizadas ações do Comitê de Auditoria, com suporte técnico para o presidente do Conselho de Administração na análise de temas relativos à gestão de riscos e auditoria interna, incluindo a avaliação, orientação e recomendação de aprovação do Plano Anual de Auditoria, mapeamento dos riscos corporativos, atividades de Compliance, que buscam assegurar a existência de políticas e normas.
Os impactos são causados por atividades relacionadas à operação ferroviária, manutenção e obras.
Colaboradores, comunidades, clientes, fornecedores, diretores, liderança, acionistas, fabricantes e órgãos públicos
A governança corporativa da companhia diz respeito ao conjunto de processos e instituições que regulam a maneira como a MRS é dirigida ou administrada. Como impactos positivos resultantes de uma boa gestão do tema, temos aplicação de direcionamento estratégico, definição de Metas públicas ESG para a Companhia, melhoria do relacionamento e comunicação com stakeholders, gestão transparente e maior percepção do mercado. O potencial impacto negativo é a existência de conflito de interesses.
As ações da MRS são estabelecimento de Canal de denúncias e Canal de relacionamento com comunidade, reuniões do C.A e dos comitês financeiro, estratégico, de sustentabilidade e de auditoria, rituais de gestão, elaboração de auditoria Interna, Relatórios de resultados. Além disso, a Companhia possui sua Política de Transação com as Partes Relacionadas. Essa define critérios para celebração das transações e estabelece diretrizes para assegurar que essas transações sejam conduzidas dentro de parâmetros de mercado.
Os processos internos que geram impacto no tema de governança são: nomeação de Presidência e Diretoria, decisão sobre investimentos, definição de Metas ESG para a Companhia, rituais de gestão, definição de Políticas, auditoria Interna, estruturação de calendário de governança, relatórios de resultados, contratação e precificação de serviços ferroviários.
Colaboradores, comunidades, clientes, fornecedores, diretores, liderança, acionistas, fabricantes e órgãos públicos.
O tema material de Ética e práticas anticorrupção é de grande importância para a MRS. A gestão permite a geração de impactos positivos reais para a Companhia como por exemplo o desenvolvimento de um ambiente organizacional, controle de conflitos de interesse, direitos humanos e integridade e boa conduta corporativa, garantia da confidencialidade de informações, desenvolvimento de relacionamento de terceiros e compromisso com a diversidade.
As ações aplicadas pela MRS para gerir impactos relacionados à corrupção são aplicação de Políticas de Conduta e do Código de conduta ética, relacionamento com clientes, fornecedores e outros, cláusluas contratuais, disponibilização do Canal de denúncias, implementação do compromisso de cumprimento da LGPD, fomento da diversidade da Companhia, Política de Relacionamento com Órgãos Públicos e Anticorrupção.
Os impactos estão relacionados aos processos de aplicação de Políticas de Conduta e do Código de conduta ética;, gestão do relacionamento com clientes, fornecedores e outros terceiros, cláusulas contratuais, gerenciamento do Canal de denúncias, compromisso de cumprimento da LGPD, fornecimento de fomento da diversidade em todos os níveis da Companhia.
Colaboradores, comunidades, clientes, fornecedores, diretores, liderança, acionistas, fabricantes e órgãos públicos.
A gestão de combustíveis e ecoeficência da frota trata do controle de uso de combustíveis para que o mesmo seja feito de forma eficiente. A gestão do tema impacta positivamente a companhia no curto prazo com a diminuição do consumo de diesel e no aumento no índice de eficiência energética.
A fim de trabalhar a eficiência energética, os trens da MRS são alocados em grandes grupos de carga: minério, agrícola e carga geral. Assim, é possível realizar análises com a utilização de KPIs responsáveis por medir a melhor forma de desempenho da operação desses grupos de carga. Dessa forma, as equipes conseguem visualizar onde estão as oportunidades de melhorias para redução do consumo de combustíveis.
Esses impactos são gerados pela própria operação da MRS com o transporte ferroviário.
Colaboradores, clientes, fornecedores, diretores e liderança.
As emissões atmosféricas e de gases de efeito estufa são um tema tratado na MRS para gerir as emissões que são geradas direta e indiretamente pelas ações da companhia. Os impactos positivos são a conscientização da cadeia de valor da MRS a respeito da mudança climática, implantação de locomotivas híbridas e elétricas com maior eficiência, consumo de energia renovável, riscos e oportunidades climáticas. Já os impactos negativos são as próprias emissões de gases de efeito estufa e material particulado.
Para mitigar os impactos provenientes das emissões de gases, a MRS elabora anualmente seu inventário de emissões que contempla os escopo 1, 2 e 3. Assim, é possível realizar o diagnóstico de todas as emissões da empresa e estruturar ações de gestão e redução das emissões. A elaboração do relatório de emissões envolve uma consultoria especializada com apoio da Gerência de Meio Ambiente e 15 áreas internas da companhia. Os resultados são divulgados Relatório de Sustentabilidade Corporativo, na plataforma CDP e na plataforma GHG Protocol.
Dentre os principais processos de emissões de GEE estão o consumo de diesel pela frota (escopo 1 e 2) e o consumo de energia por atividades de operação e manutenção ferroviária.
Colaboradores, comunidades, clientes, fornecedores, diretores, liderança, acionistas, fabricantes e órgãos públicos.
O tema de Segurança Ocupacional trata sobre acidentes e doenças ocupacionais, e as medidas para prevenção destes. Positivamente, a Companhia consegue aplicar investimento em treinamentos, capacitações e EPI’s, promover o bem estar físico e mental dos colaboradores, maior incentivo à prevenção e tratamentos em saúde (através de plano de saúde, descontos em farmácias, etc), promoção a manutenção da saúde auditiva, realização de campanhas de imunização, promoção da saúde do maquinista e prevenção ao uso de álcool e drogas. O potencial impacto negativo para o tema seria a ausência ou falha no mapeamento de riscos.
A Companhia possui seu modelo de gestão de segurança espelhado na norma ISO 45001, adota uma matriz de treinamento e distribuição de EPIs. Além disso, disponibiliza Gympass e em parceria com o plano de saúde Bradesco, oferece um programa de acompanhamento psicológico aos colaboradores, o Oriente-me.
Os impactos positivos do tema são causados pelos processos de execução das atividades da MRS, orientações de medicina preventiva, acolhimento e orientação médica a vulneráveis e manutenção do Programa de Gerenciamento de Riscos.
Colaboradores, diretores e liderança.
O treinamento e desenvolvimento de colaboradores na MRS traz a implementação de programas que fomentam a capacitação e educação dos funcionários da companhia. O tema pode gerar vários impactos positivos, tais como: aumento do capital intelectual dos colaboradores, diminuição da rotatividade, garantia de capacitação em atividades críticas com possível impacto em segurança, aumento da produtividade e engajamento interno a partir de profissionais capacitados, e profissionais capacitados para atuar em cargos ligados à operação ferroviária.
A MRS realiza diversas ações para gerenciar os impactos relacionados ao tema de colaboradores, dentre eles: pesquisa de clima da companhia, acompanhamento da taxa de rotatividade.
Levantamento de necessidades de treinamentos e avaliação de desempenho, demanda de necessidades de profissionais, gestão dos inputs de demandas.
Colaboradores, diretores, liderança e acionistas.
Os impactos positivos reais da gestão do tema de Diversidade são o desenvolvimento de um ambiente diverso e colaborativo, contribuição para equidade racial e de gênero, maior diversidade no conselho e marca empregadora associada à diversidade. Já os impactos negativos podem estar associados à pouca diversidade, equidade e inclusão, ambiente propenso a assédio e inadequação à Lei n. 8.213/1991 sobre Planos de Benefícios da Previdência Social.
As equipes de Diretoria de Pessoas, incluindo a Gerência de Desenvolvimento de Pessoas e Treinamento, a Coordenação de recrutamento e Seleção e a equipe de Diversidade, Equidade e Inclusão são responsáveis por implementar ações de DE&I e gerenciar indicadores do tema, realizando apurações trimestais e o cumprimento de metas anuais.
Política de contratações e promoções de colaboradores/as, desempenho do trabalho, Política de composição do Conselho e os processos de comunicação externa.
Colaboradores e Conselho da Companhia.
O relacionamento com comunidades do entorno se dá através de ações de engajamento e diálogo com a população residente nas proximidades das operações da MRS. Os impactos negativos reais se dão através da perturbação da vida comunitária com obras e ruídos, o risco de atropelamento e colisão de veículos com trens e gastos com deslocamento de famíllias residentes próximo à faixa de operação ferroviária. Também impactamos positivamente com a realização de ações para informar e conscientizar a comunidade.
A MRS possui o “Programa de Comunicação Socioambiental” que traz ações realizadas pelo Processo de Relacionamento com as Comunidades e eventos chamados “Espaços Abertos”. Através dessas ações, é possível proporcionar a comunidade maior entendimento sobre a operação ferroviária de forma a ampliar a participação comunitária e os canais de comunicação entre a companhia e a população.
Esses impactos são gerados pela própria operação da MRS com o transporte ferroviário.
Comunidades e MRS Logística.
O tema material de segurança ferroviária e prevenção de acidentes diz respeito a manutenção da infraestrutura do transporte ferroviário para prevenção de acidentes. Os impactos negativos potenciais estão relacionados à multas por não atendimento a legislação e normas. Já os impactos positivos são diminuição com gastos de reparos e obras e a implementação de muros de vedação, direcionadores de fluxo e sinalização automática.
A MRS possui programas específicos voltados para o tema de ferroviária, como o Programa de Segurança em Terminais (inspeciona as condições físicas e de via permanente nos terminais dos clientes), Programa de Segurança na Malha (voltado à confiabilidade dos pátios de manobra ferroviária) e o PREVER (auditoria de itens críticos nos processos de manutenção e operação).
Os impactos podem ser provocados por acidentes ferroviários, defesa e gestão do orçamento.
Comunidades, clientes, fornecedores, diretores e liderança.
O desdobramento dos impactos positivos para o tema de Relacionamento com Clientes gerados pela MRS relacionam-se com aumento da satisfação do cliente, maior valor e segurança no transporte de clientes, maior responsabilidade socioambiental, melhoria da relação com a sociedade, aumento da qualidade do serviço prestado por colaboradores e geração de demandas de volume fixas e spot.
A MRS realiza sua pesquisa de satisfação para que seja possível monitorar seu desempenho na visão dos clientes de carga geral, acompanhamento do ANS (acordo de nível de serviço) entre a Operação e os clientes de HH, realização de estudos e investimentos para expandir e melhorar as soluções logísticas ofertadas.
Os impactos do tema são gerados pelo relacionamento da Companhia com os clientes.
Comunidades, clientes, fornecedores, colaboradores, diretores e liderança.
Os impactos positivos gerados na inovação e tecnologia da MRS são melhorias dos processos e aumento da eficiência, aumento da vida útil dos materiais, desenvolvimento de novas formas de produção e manutenção, novos produtos MRS e desenvolvimento da propriedade intelectual MRS, além de saúde, bem estar e aumento do desenvolvimento dos colaboradores. Já os impactos negativos podem estar relacionados ao ferimento da propriedade intelectual desenvolvida previamente, não prestação de contas de fomentos e dificuldade em relacionamento com startup.
São implementadas diversas ações para gestão dos impactos, como: análise detalhada do potencial de mercado e intenção para novos produtos, gerenciamento de impactos através do mapa de valor, participação ativa dos colaboradores no desenvolvimento e teste das soluções, entre outros.
Os impactos desse tema estão relacionados ao fluxo de Inovação da MRS.
Comunidades, clientes, fornecedores, colaboradores, diretores e liderança.