Meio ambiente

Gestão hídrica

GRI 303-1, 303-2, 303-3

Em alinhamento à sua estratégia de impactar positivamente o meio ambiente, a MRS investe de forma consistente na gestão interna dos recursos hídricos necessários para as suas operações. Para tanto, mantém um olhar constante para as novas tecnologias disponíveis e promove a conscientização de boas práticas junto ao seu time de colaboradores para o uso consciente do recurso.

Atualmente, a Companhia utiliza três diferentes fontes de captação de recursos hídricos: superficial ou subterrânea via outorga, abastecimento público e caminhões pipa, sendo este último com foco em abastecimento de equipamentos e atividades de manutenção da malha ferroviária. Em 2022, com a finalização de um projeto iniciado no ano anterior, 100% das outorgas passaram a contar com um controle de captação via telemetria, permitindo o acompanhamento em tempo real de dados, como o monitoramento de captação de água, medição de quantidade de litros captados e tempo de captação. O controle eletrônico das informações evita erros e falhas humanas e assegura confiabilidade aos dados que são repassados aos órgãos ambientais e controlados via SGA, além de garantir eficiência do sistema e a melhoria contínua de desempenho.

Com vias a reduzir a exposição da companhia ao risco de escassez de recursos hídricos e para estimular a conscientização sobre o uso racional da água, a MRS utiliza, em sua sede administrativa de Juiz de Fora, produto biodegradável para redução em até 80% do consumo de água em caixas de descargas, com investimento total de R$ 100 mil em 2022. A expansão para outras cidades ocorrerá em 2023, com investimento de R$ 60 mil. A empresa também adota um sistema para identificação de vazamentos em tempo real, minimizando os desperdícios em suas unidades.

O uso de água pela Companhia decorre principalmente na lavagem de locomotivas e manutenção de seus componentes, nas instalações ao longo da malha ferroviária, nas máquinas de manutenção de via permanente, em operações do aspersor de polímeros e para consumo pelos colaboradores.

Para possível escassez de água, a MRS possui plano de tratativa com fornecedores capazes de atender as principais unidades da Companhia, em caso de falta deste recurso hídrico. A Companhia ressalta que, esse plano, testado inicialmente em sua unidade do Arará (RJ), foi responsável pela disponibilização de cerca de 2.000 m³ de água, durante o período em que a concessionária local parou o fornecimento para região. Assim, a companhia possui um processo inicial de reduzir o risco de paralização de atividades devido à falta de água, com novas possibilidades sendo estudadas para implementação nos próximos anos.

Em 2022, a Companhia utilizou um total de 95,1 mil m³ de água, sendo 26,5 mil m³ por meio da captação de água subterrânea, 4,5 mil m³ de água superficial, 52,1 mil m³ proveniente do abastecimento por concessionárias e 11,9 mil m³ oriundos de caminhões pipa para o funcionamento das máquinas especiais de via permanente, equipamentos primordiais para a manutenção ferroviária.

GRI 303-3

Captação de água

(Em mega litros)

  • Água de superfície
  • Água subterrânea
  • Caminhões pipa
  • Água de terceiros (abastecimento público)
  • Captação total de água

Efluentes

Todos os efluentes industriais e domésticos produzidos pela MRS são coletados, tratados e dispostos adequadamente e em conformidade com a legislação vigente. Para o tratamento de efluentes industriais, a Companhia possui Estações de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEIs) e Caixas Separadoras de Água e Óleo (CSAO). Sistemas fossas-filtro realizam o tratamento de efluentes domésticos em locais onde não há disponibilidade de rede coletora de efluentes domésticos municipais. Em 2022 foram gerados e tratados pelas ETEIs um total de 5.261 m³ de efluentes industriais.

Site Município/ Estado Volume tratado (m³)
2022 2021
ETEI – Oficina de Locomotivas Barra do Piraí/ RJ 1.343,98 1.268,34
ETEI – Oficina de Locomotivas do PI-07 Jeceaba/ MG 1.944,54 2.758,71
ETEI – HF Rotativos Elétricos Belo Horizonte/ MG 498,00 374,00
ETEI – HF Lavador de Locomotivas Belo Horizonte/ MG 908,20 3.365,50
ETEI – Oficina de Locomotivas Jundiaí/ SP 387,00 979,60
ETEI – Oficina de Locomotivas de Raiz da Serra Cubatão/ SP 179,30 380,65
Total 5.261,02 9.126,80
magnifiercrossmenu