Saúde e segurança

Gestão de saúde e segurança

GRI 403-1

Saúde e segurança são temas de alta relevância e pilares estratégicos na gestão da MRS, com metas presentes no farol corporativo e metas desdobradas para todas as áreas operacionais. A companhia adota modelo de gestão baseado na ISO 45001:2018, na norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) e nas Normas Regulamentares (NRs), que servem como diretrizes para a execução das atividades relacionadas às operações de tráfego ferroviário, manutenção e administrativas.

Ainda em 2021, a MRS implementou um sistema S+ (Soc) que permite interface com a plataforma do governo, o eSocial para envio de informações relacionadas a saúde e segurança dos colaboradores, como Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), avaliação de risco, GHE (Grupo Homogêneo de Exposição), PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) e afastamentos previdenciários. Há ainda o sistema de gestão de segurança (SGS) para controle das ocorrências ferroviárias e pessoais, que compõe as metas corporativas. Os parâmetros de desempenho relativos ao tema, estabelecidos em 1996 no primeiro contrato de concessão firmado com a ANTT, nunca foram transgredidos.

Por meio da ferramenta Levantamento de Perigos e Danos (LPD), do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e de auditorias de campo, a MRS garante a qualidade dos processos para identificação de periculosidade e avaliação dos riscos encontrados. As auditorias de campo são realizadas mensalmente por técnicos de segurança do trabalho e, a partir delas, são implementadas ações corretivas e de oportunidade para garantir a melhoria contínua dos processos. O Regulamento Disciplinar da Companhia prevê punição ao colaborador que ocultar o reporte de ocorrências pessoais ou ferroviárias, além de penalidade no cálculo da remuneração variável.

Pilares da Gestão da Segurança na MRS

#MRS2056 – A MRS do futuro é formada por você

Planejamento

– Identificação dos perigos, avaliação de riscos e determinação de controles;
– Mapeamento de requisitos legais;
– Desdobramento dos objetivos e programas

Implementação e Operação

– Estruturação da gestão e suporte à segurança: treinamentos, campanhas de conscientização, divulgação de informativos, elaboração e controle de documentos;

Verificação e ação corretiva

– Monitoramento e medição do desempenho dos indicadores;
– Avaliação de conformidade e atendimento aos requisitos legais;
– investigação das ocorrências;
– Definição das ações corretivas e preventivas a serem implementadas.

Análise crítica

– Fóruns com a alta gestão para controle e avaliação do desempenho da segurança na MRS.

magnifiercrossmenu