O alto nível de interface com as comunidades é uma das principais características do transporte ferroviário no Brasil. A MRS reconhece a importância do seu papel e assume o compromisso de realizar suas atividades com ética e transparência, atuando na gestão e mitigação dos impactos causados por sua operação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões, em conformidade com as leis aplicáveis e as normais internacionais.
Para tanto, a Companhia mantém políticas, programas e ações direcionados ao público externo, com destaque para as comunidades localizadas no entorno da ferrovia. Em 2022 as equipes de Relacionamento Institucional da MRS retomaram suas rotinas de ações e eventos presenciais junto aos governos municipais e lideranças das comunidades localizadas no entorno da ferrovia, considerando os cuidados necessários para o controle sobre os riscos de saúde relacionados à pandemia.
As ações e eventos para gestão de impactos relacionados à operação ferroviária e melhoria do relacionamento junto aos públicos de interface, são realizados de forma frequente, em um processo chamado Metodologia de Diálogo.
Com estruturas formais e informais em vários níveis de gestão, o processo tem como objetivo promover soluções para as mais diversas demandas da comunidade e da Administração Pública, garantindo ferramentas de diálogo que permitam um relacionamento ético e vantajoso para todas as partes envolvidas. Além do atendimento às demandas de rotina, em 2022 foram estabelecidas parcerias que resultaram em 37 iniciativas, incluindo a construção e revitalização de áreas de lazer, ações de mobilidade urbana, construção e implantação de centros de segregação e tratamento de resíduos, criação de hortas comunitárias e apoio a pequenos projetos sociais locais em municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, a MRS disponibilizou R$ 3 milhões por meio de recursos próprios, em 2022, para as ações, parcerias e doações.
A Companhia também retomou o Espaço Aberto MRS e Comunidade, um evento realizado anualmente e que havia sido descontinuado durante a pandemia. Representantes de diversas áreas da empresa apresentam uma agenda positiva, com as principais ações e investimentos, e abrem espaço para grupos temáticos de trabalho, ampliando as oportunidades de diálogo e participação da comunidade na construção das soluções. Em 2022, foram realizadas três edições do Espaço Aberto, reunindo 127 participantes entre lideranças comunitárias, representantes da Administração Pública e das casas legislativas, moradores e gestores de projetos sociais parceiros da MRS.
Em outra iniciativa, a Companhia estabelece Comitês de Diálogo, são reuniões promovidas para o tratamento de demandas, envolvendo os gestores e os públicos externos, para a busca de soluções compartilhadas. Ao longo do último ano foram realizados 233 pequenos eventos presenciais com essa formatação, nos três estados de atuação da MRS, com a presença de lideranças comunitárias e representantes da Administração Pública e das Câmaras de Vereadores.
Buscando o aprimoramento destes processos, em 2022, a Companhia teve o acompanhamento de duas consultorias externas para realização de diagnóstico de suas iniciativas sociais e a construção de uma proposta de estruturação das ações de relacionamento e interfaces sociais realizadas pela MRS, com base em boas práticas de mercado e indicadores globais, como ESG e GRI. O plano de ação plurianual será iniciado em 2023, onde está previsto a implantação e monitoramento de indicadores sociais que permitirão maior transparência e análise quali-quantitativa dos resultados, das iniciativas relacionadas aos projetos sociais e incentivados, deslocamento de populações e relacionamento institucional e com comunidades.
Além disso, em consonância com as ações acima descritas, está em fase de estruturação uma nova gerência, denominada Gerência de Políticas Sociais, que será responsável por estruturar e conduzir processos relacionados, entre outros, ao deslocamento de populações e ao relacionamento com comunidades.
Em 2022, a MRS iniciou um projeto piloto para ampliar a abrangência de suas ações voltadas para a promoção da cultura de segurança para prevenção de acidentes nas comunidades. Por meio de iniciativas com maior impacto local, como a contratação de campanhas aplicadas em veículos de transporte público municipal (busdoor), a Companhia espera aumentar o alcance de suas mensagens ao falar diretamente com as comunidades. As campanhas e informativos digitais, divulgadas por meio de mídias sociais e aplicativos de mensagens, também foram intensificadas. Foram realizadas ações em 14 municípios, com abrangência estimada de 40 mil pessoas (sem contar o alcance das mídias sociais), nas localidades que apresentam maior incidência de acidentes.
Em 2022, por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), a MRS apoiou 16 Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e 11 Conselhos Municipais dos Direitos dos Idosos. A Companhia também patrocinou 15 projetos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e 4 projetos esportivos pela Lei de Incentivo ao Esporte. Os investimentos socioculturais somaram R$ 11,1 milhões no período.
Como forma de reiterar seu compromisso com a história ferroviária, a MRS também manteve seu apoio ao maior programa de preservação à memória e patrimônio histórico já realizado no Brasil, o “Resgatando a História”. Em parceria com o BNDES e outras empresas da iniciativa privada, o projeto conta com previsão de aporte total no montante de R$ 200 milhões nos próximos três anos.
Além das iniciativas que constituem um programa estruturado com foco em ações para a comunidade e a sociedade, a MRS promove, anualmente, inúmeras pequenas doações de caráter assistencial que colaboram para o melhor relacionamento com as comunidades.
Também em 2022, a demanda por doações do tipo para eventos comunitários de Páscoa, Dia das Crianças e Natal foi intensa e resultou na entrega de mais de 15 mil itens, entre caixas de bombons, brinquedos, caixas de leite e kits escolares, distribuídos para 32 municípios de operação da Companhia.
A MRS acredita que estar próxima de seus públicos é fundamental para o bom desempenho de suas operações em conformidade com os princípios em que acredita. Em consonância com tal política, a Companhia mantém um canal de atendimento para registro de reclamações de demandas de lideranças e representantes das comunidades e da Administração Pública. Além do número 0800, gratuito, que garante acesso direto às equipes de Relações Institucionais por meio de telefone e aplicativo de mensagem.
As interações são realizadas de forma voluntária e possibilitam o entendimento e tratamento das reclamações e demandas associadas aos impactos da operação, além do estabelecimento de parcerias para implementação de ações que gerem valor agregado para ambas as partes. Nesse contexto, a MRS segue assumindo o compromisso de atendimento e resposta a 100% das demandas ou reclamações registradas.
Figura 1: Fluxo Atendimento Reclamações e Demandas da Comunidade.
Fonte: MRS LOGÍSTICA S.A.
Reclamações, sugestões ou solicitações são recebidas pelo telefone 0800-9793-636, pelo Fale Conosco da página da MRS ou por documentos formais (ofícios de órgãos da Administração Pública e do legislativo (Câmara dos Vereadores).
Ano após ano, a MRS segue aprimorando seus processos de mitigação de impactos decorrentes de sua operação e investindo em soluções para questões habitacionais de famílias em situação de risco, próximas à faixa de domínio.
Em 2022, a Companhia contou com consultoria especializada no tema com objetivo de melhorar seus processos, apoiada nas melhores práticas do mercado e em recomendações internacionais, visando a formalização de regras e critérios para o deslocamento de populações. Como reflexo dos esforços, dois casos se destacaram no período.
O primeiro foi um projeto piloto para o deslocamento de 46 famílias que residiam em duas áreas de ocupação irregular em Ibirité (MG). Para garantir conforto à comunidade e à conformidade legal, a MRS contratou uma consultoria especializada e disponibilizou profissionais de assistência social e negociação imobiliária para negociação com esta comunidade. Foram acordos justos, embasados em normativos imobiliários, e com esses valores as famílias foram suportadas no processo de aquisição de suas novas moradias. O projeto deve ser finalizado nos próximos meses e conta com acompanhamento da Defesa Civil e Secretaria Social do município. Está destinado um orçamento total de R$ 5 milhões para a aquisição dessas novas moradias.
O segundo caso é em Suzano (SP), onde foram cadastrados mais de 300 imóveis em situação irregular e elaborado um plano de deslocamento das famílias em conjunto com a prefeitura municipal. A primeira fase do projeto irá contemplar 53 unidades habitacionais em situação de maior risco e está em fase de aprovação com as comunidades e formalização da parceria com a Administração Municipal, que cederá o terreno e implantará a infraestrutura básica. Um total de R$ 6 milhões foi designado pela MRS para a construção das unidades habitacionais nesse projeto.
Além das questões relacionadas ao deslocamento das populações, a MRS tem investido em projetos de requalificação de áreas desocupadas, visando proporcionar melhor uso dos espaços urbanos por meio de áreas verdes, parques e jardins com segurança, garantindo ainda a integridade da sua faixa de domínio.
Para estimular o engajamento dos colaboradores e informar corretamente a sociedade a respeito de temas importantes sobre a Companhia e sua contribuição para a logística nacional, a MRS mantém uma política proativa de comunicação.
Na comunicação com os colaboradores, a Companhia faz uso de canais específicos com oferta de conteúdo via intranet, newsletter semanal com disparo por aplicativo de mensagem instantânea, eventos corporativos, entre outros. Para o público externo, a MRS utiliza canais como site, landing pages sobre temas específicos e perfis oficiais nas principais redes sociais, por meio dos quais dissemina suas mensagens de forma mais eficiente e direcionada.
Em 2022, as ações da MRS nas redes sociais tiveram um alcance de 19,9 milhões de pessoas. O canal com melhor performance foi o Instagram, que respondeu por 49% do alcance total, seguido por LinkedIn, que contabilizou 24% e Facebook, com 21%. As postagens que tiveram resultados mais expressivo foram as relacionadas ao engajamento interno e externo com a marca MRS, alcançando 6,5 milhões de pessoas, o que corresponde a 33% do total. Divulgação de vagas e posts que promovem a MRS como marca empregadora são exemplos de temas que se enquadram nesse tipo de mensagem. Já o tema de segurança foi o segundo tema de mais alcance nas redes sociais, atingindo mais de 1,5 milhões de pessoas. Alguns exemplos de campanhas promovidas são #30DiasPelaSegurançaFerroviária, conscientização sobre a importância de parar, olhar e escutar e uso de imagens de câmeras de segurança como alerta de imprudência.
A MRS preza pela manutenção de um relacionamento cordial e constante com a imprensa, tanto em publicações de informações gerais quanto em especializadas em engenharia, ferrovia ou logística.
Com oferta frequente de pautas a respeito da ferrovia e das iniciativas promovidas pela Companhia, bem como pelo atendimento às demandas enviadas pelos jornalistas, a MRS busca manter uma média ponderada entre inserções positivas e negativas, adotando como métrica o Índice de Qualidade de Imprensa.
Em 2022, a média foi de 2,50, o que significa que a cada inserção crítica houve 3 outras de tom positivo. São consideradas inserções positivas aquelas que promovam ou fortaleçam a reputação global da MRS e da atividade ferroviária. O Índice engloba matérias divulgadas em veículos de abrangência nacional, em publicações especializadas de maior relevância e em veículos regionais das principais cidades onde a MRS está presente. No último ano foram registradas 888 inserções da MRS em reportagens. O tema com maior destaque foi renovação da concessão, seguido por negócios, acidentes e apoio sociocultural.
Exposição da MRS na imprensa em 2022
A MRS realiza mapeamentos pontuais de presença de povos indígenas em projetos específicos. A Companhia tem conhecimento sobre comunidades quilombolas na região do Paraopeba (MG), sem contato significativo com a operação ferroviária. Em 2022, foi registrado movimento pontual de povos indígenas em área operacional da MRS com objetivo de atrair atenção de outros stakeholders da região. A Companhia atuou no caso contribuindo para a mediação do conflito e promovendo oportunidades de diálogo.