Desempenho 2022

Investimento e diversificação da carga

GRI 203-1

Para garantir o crescimento e a sustentabilidade de suas operações, com a manutenção do nível de excelência que imprime aos seus serviços, a MRS realiza anualmente um volume considerável de investimentos, em alinhamento com o direcionamento estratégico da Companhia.

As despesas de capital (Capex) incluem projetos de manutenção corrente e de melhorias, principalmente focados em inovação nos processos de eficiência e produtividade, muitas vezes levando à redução do custo da operação e ao aumento da competitividade no transporte de cargas.

Após a aprovação de um portfólio anual de investimentos pelo Conselho Administrativo, as áreas se submetem a uma série de regras e diretrizes para a gestão dos projetos em execução. O andamento das iniciativas é também acompanhado por diferentes controles, exercícios de forecast e reports, que sinalizam para a alta gestão, incluindo o Comitê Financeiro do Conselho, os riscos e desvios existentes.

Em 2022, a MRS investiu um total de R$ 2.096,3 milhões, sendo R$ 88,2 milhões destinados ao desenvolvimento de projetos de engenharia e início de obras que visam o atendimento aos requisitos obrigatórios da renovação da Concessão (Saiba mais aqui).  Os investimentos englobaram também projetos com foco na manutenção da confiabilidade de ativos; em oportunidades de expansão de negócios e capacidade; e de melhorias tecnológicas ou que geram ganhos de produtividade e/ou otimizações da operação ferroviária.

Investimentos realizados em compromisso com a sustentabilidade do negócio

Confiabilidade de infraestrutura

Manutenção do plano preventivo de intervenções ao longo da via. Incluiu a execução de 36 obras de contenção, 11 intervenções/substituições de pontes, uma intervenção em viaduto e uma obra em túnel, para a minimização dos riscos associados à confiabilidade do trecho.

Modernização de ativos

Manutenção da estratégia de realização de intervenções em locomotivas, vagões e na malha ferroviária. O objetivo foi aumentar os níveis de confiabilidade e disponibilidade dos ativos, melhorando a eficiência, segurança e otimização das operações ferroviárias. Para apoiar a estratégia das intervenções de via, foi iniciada a obra da Oficina de Equipamentos de Via no pátio do P1-07. Também foram desenvolvidos projetos de eletroeletrônica para a sinalização e automatização das linhas ao longo da ferrovia.

Expansão da via permanente e pátios

Com foco em projetos que suportam o segmento de Carga Geral, como a conclusão da obra de expansão do Pátio de Santos Integrado e a continuidade da recapacitação da via permanente no trecho Itirapina-Pederneiras, o que permitiu o aumento de velocidade do trem para 40km/h no local. Além disso, foram direcionados esforços no desenvolvimento da maturidade de projetos que serão iniciados os próximos anos em função dos investimentos obrigatórios.

Aquisição/Melhorias de Material Rodante

Avanço na aquisição de vagões GDT (1.331 vagões), PCT (23 vagões) e 1 vagão protótipo dos modelos HAT e HTT. Na frente de locomotivas, foram adquiridas 50 locomotivas AC44, 3 locomotivas ES44,7 locomotivas SD70 e 1 locomotiva SD80 para atendimento ao volume projetado. Em paralelo, foram continuadas as adequações em vagões HAT para aumento do volume por vagão (148 vagões adaptados).

Projetos tecnológicos

Destaque para a  conclusão da fase de fundação do projeto de implantação do novo sistema ERP (SAP), a continuação do desenvolvimento de sistemas de TI com foco nos processos da operação da Companhia e a ampliação na abrangência da utilização de controles remotos para manobra de locomotivas em pátios. Cabe ressaltar ainda, a continuidade do projeto para ampliação do tamanho do trem e a análise de seus impactos, bem como o desenvolvimento e criação de uma ferramenta/plataforma única de comunicação junto ao cliente.

Investimentos de 2022

(R$ milhões)

  • Via Permanente (1)
  • Material Rodante (2)
  • Sistemas de Eletrônica
  • Programa SMS (3)
  • Diversos

(1) Expansão, confiabilidade de infraestrutura e modernização da via permanente
(2) Aquisição, confiabilidade e modernização do material rodante
(3) Investimentos em Saúde, Meio Ambiente e Segurança

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