Para garantir o crescimento e a sustentabilidade de suas operações, com a manutenção do nível de excelência que imprime aos seus serviços, a MRS realiza anualmente um volume considerável de investimentos, em alinhamento com o direcionamento estratégico da Companhia.
As despesas de capital (Capex) incluem projetos de manutenção corrente e de melhorias, principalmente focados em inovação nos processos de eficiência e produtividade, muitas vezes levando à redução do custo da operação e ao aumento da competitividade no transporte de cargas.
Após a aprovação de um portfólio anual de investimentos pelo Conselho Administrativo, as áreas se submetem a uma série de regras e diretrizes para a gestão dos projetos em execução. O andamento das iniciativas é também acompanhado por diferentes controles, exercícios de forecast e reports, que sinalizam para a alta gestão, incluindo o Comitê Financeiro do Conselho, os riscos e desvios existentes.
Em 2022, a MRS investiu um total de R$ 2.096,3 milhões, sendo R$ 88,2 milhões destinados ao desenvolvimento de projetos de engenharia e início de obras que visam o atendimento aos requisitos obrigatórios da renovação da Concessão (Saiba mais aqui). Os investimentos englobaram também projetos com foco na manutenção da confiabilidade de ativos; em oportunidades de expansão de negócios e capacidade; e de melhorias tecnológicas ou que geram ganhos de produtividade e/ou otimizações da operação ferroviária.
Manutenção do plano preventivo de intervenções ao longo da via. Incluiu a execução de 36 obras de contenção, 11 intervenções/substituições de pontes, uma intervenção em viaduto e uma obra em túnel, para a minimização dos riscos associados à confiabilidade do trecho.
Manutenção da estratégia de realização de intervenções em locomotivas, vagões e na malha ferroviária. O objetivo foi aumentar os níveis de confiabilidade e disponibilidade dos ativos, melhorando a eficiência, segurança e otimização das operações ferroviárias. Para apoiar a estratégia das intervenções de via, foi iniciada a obra da Oficina de Equipamentos de Via no pátio do P1-07. Também foram desenvolvidos projetos de eletroeletrônica para a sinalização e automatização das linhas ao longo da ferrovia.
Com foco em projetos que suportam o segmento de Carga Geral, como a conclusão da obra de expansão do Pátio de Santos Integrado e a continuidade da recapacitação da via permanente no trecho Itirapina-Pederneiras, o que permitiu o aumento de velocidade do trem para 40km/h no local. Além disso, foram direcionados esforços no desenvolvimento da maturidade de projetos que serão iniciados os próximos anos em função dos investimentos obrigatórios.
Avanço na aquisição de vagões GDT (1.331 vagões), PCT (23 vagões) e 1 vagão protótipo dos modelos HAT e HTT. Na frente de locomotivas, foram adquiridas 50 locomotivas AC44, 3 locomotivas ES44,7 locomotivas SD70 e 1 locomotiva SD80 para atendimento ao volume projetado. Em paralelo, foram continuadas as adequações em vagões HAT para aumento do volume por vagão (148 vagões adaptados).
Destaque para a conclusão da fase de fundação do projeto de implantação do novo sistema ERP (SAP), a continuação do desenvolvimento de sistemas de TI com foco nos processos da operação da Companhia e a ampliação na abrangência da utilização de controles remotos para manobra de locomotivas em pátios. Cabe ressaltar ainda, a continuidade do projeto para ampliação do tamanho do trem e a análise de seus impactos, bem como o desenvolvimento e criação de uma ferramenta/plataforma única de comunicação junto ao cliente.
Investimentos de 2022
(R$ milhões)
(1) Expansão, confiabilidade de infraestrutura e modernização da via permanente
(2) Aquisição, confiabilidade e modernização do material rodante
(3) Investimentos em Saúde, Meio Ambiente e Segurança