Desempenho 2022

Desempenho operacional

Em um marco histórico em sua trajetória, a MRS obteve em 2022 a aprovação da renovação da concessão da Companhia até 2056. Conferindo ainda mais relevância ao período, o ano trouxe também bons resultados operacionais e financeiros. Saiba mais no Relatório de Resultados Financeiros

Um dos destaques é o crescimento no volume total de cargas transportadas na malha ferroviária da MRS – 178,2 milhões de toneladas (Mt) no período, um aumento de 4,9% em relação a 2021 – registrando, pelo terceiro ano consecutivo, recorde no transporte de Carga Geral, com 71,7Mt (14,2% superior ao período anterior). Cabe mencionar ainda, o aumento da representatividade do segmento de transporte Carga Geral no mix transportado, que respondeu por 40,2% do resultado de 2022.

Volume Transportado TU Milhares 2021 2022 2022 x 2021
Mineração 107.176 106.543 -0,6%
Minério de Ferro 104.478 104.201 -0,3%
Exportação 89.607 90.130 0,6%
Mercado Interno 14.871 14.072 -5,4%
Carvão e Coque 2.698 2.342 -13,2%
Carga Geral 62.792 71.705 14,2%
Produtos Agrícolas 39.632 46.806 18,1%
Produtos Siderúrgicos 7.504 6.838 -8,9%
Celulose 3.885 5.670 45,9%
Contêineres 2.259 2.133 -5,6%
Construção Civil 2.015 2.449 21,5%
Outros 7.495 7.808 4,2%
Total 169.968 178.248 4,9%

Mineração

Em 2022, o transporte de minério de ferro, carvão e coque permaneceu similar a 2021, impactado principalmente pelo menor volume de minério de ferro para o mercado interno.

Mercado Externo | Minério de Ferro

O volume de carga de minério de ferro para exportação, que representa 84,6% do grupo Mineração e 50,6% do volume total transportado pela MRS, em 2022 foi de 90,1Mt, um crescimento de 0,6% quando comparado a 2021. 

Mercado interno | Minério, Carvão e Coque

Já o transporte de minério de ferro, carvão e coque no mercado interno, apresentou redução de 6,6% em relação ao ano anterior, com um volume transportado em 2022 de 16,4Mt. O resultado foi impactado, principalmente, por paradas de produção para manutenção corretiva nos equipamentos de processamento.

Carga Geral

Em 2022, o transporte de Carga Geral, que engloba as commodities agrícolas, produtos siderúrgicos, celulose, contêineres, entre outros, foi de 71,7Mt, volume 14,2% superior ao registrado em 2021.

Produtos agrícolas

Os produtos agrícolas (milho, açúcar, soja e farelo de soja) representaram 63,3% do segmento de Carga Geral transportada pela MRS em 2022. As commodities de farelo de soja, soja e milho apresentaram crescimento de 17,3%, 13,2% e 56,9%, respectivamente, e o açúcar, redução de 6,9% em 2022, em comparação ao ano anterior. A queda é motivada, em grande parte, por questões operacionais de outras ferrovias.

Produtos siderúrgicos

Em comparação a 2021, o transporte de produtos siderúrgicos apresentou queda de 8,9% em 2022. Os principais fatores para a redução foram: i) as chuvas no estado de Minas Gerais em janeiro deste ano, que ocasionaram perdas de volume originadas pelas interdições/ocorrências, além de restrição de capacidade operacional no ramal de acesso ao TIOP, terminal de transbordo de parceiro ferroviário, que foi reestabelecida no final de outubro de 2022; e, ii) demanda de aço estabilizada no mercado nacional, principalmente no segundo semestre.

Celulose

Os investimentos realizados pela MRS em 2021, no Complexo Intermodal em Pederneiras (SP), têm elevado continuamente o resultado do transporte de celulose, resultando no crescimento de 45,9% (+ 1,81Mt) no volume em 2022, em comparação ao período anterior.

Contêineres

O grupo contempla cargas transportadas pela MRS e cargas de outras ferrovias que remuneram a Companhia pelo direito de passagem. O segmento registrou queda de 5,6% em 2022, em comparação ao ano de 2021, motivada, principalmente, por questões de estratégia operacional. Em relação à carga própria MRS, apesar dos volumes maiores alcançados em 2022 nas rotas Santos-Jundiaí (+12,8%) e Santos-Vale do Paraíba (+15,8%), em razão do retorno e aumento de demandas de clientes habituais, o volume de carga própria teve redução de 3,0% em 2022, comparado ao ano anterior. O resultado decorre, principalmente, da paralisação de exportação multimodal na América Latina por restrições globais de um relevante cliente armador e por problemas logísticos, como a falta de espaços em navios.

Construção Civil

Em 2022, o segmento de transporte de construção civil apresentou aumento de 21,5% em comparação a 2021, devido, principalmente, a concretização de negociações, ao aumento da disponibilidade da frota e a melhorias operacionais e retorno do volume de escória de ouro branco.

Outros

As outras cargas transportadas pela MRS incluem duas divisões, a de “cargas próprias” (ferro gusa, carvão mineral energético, calcário para siderurgia, entre outros, e gesso, novo marketshare da Companhia); e “outras ferrovias” (produtos químicos, produtos para adubos e fertilizantes etc).

Foram transportadas 7,8Mt pela MRS no segmento de outras cargas, o um crescimento de 4,2% em comparação a 2021. Já o volume de transporte de outras cargas realizado por outras ferrovias, que remuneram à MRS pelo direito de passagem, se manteve estável em 2022 na comparação com o ano anterior, apresentando variações entre os volumes dos produtos que compõem o grupo, que se compensaram entre si.

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